quarta-feira, 26 de agosto de 2009

na cova da cultura

depois de ter sabido que o senhor Gil Nave ia encenar a Antígona e de me ter engasgado com esse facto e de me ter rido com o seu texto, mirabolante barroco do estilo arqueado e sem assunto (aqui), sou ontem confrontado com uma novidade do mesmo nível de pedantismo maniento dos que eu considero insuportáveis!!! meus caros, a Estação vai fazer uma escolinha!!! já estou a imaginar senhor Zé Teleguine a ensinar os chicos da província com a sua técnica mordaz, com o seu eterno padreco alcoólico vicentino navístico, agora com uns novos ares da máscara directamente importada da capital. lá está, estou eu bastante longe e afastado destes assuntos mas é que ele há coisas que não podem passar ao lado, ou melhor, há coisas que devem passar ao lado mas que se tornam demasiado descaradas para que passem. este ano há eleições. uau. batam palmas. há eleições. há sempre vários cenários possíveis. o mais provável é o caro Manel Freixo ganhar mais uma vez a treta, é assim, é o mais provável, o município de Silvares vai encarregar-se de lhe oferecer a coroa, a ele e à sua equipa de mafiosos da pior espécie, Miguéis Rainhas ao barulho e tudo. a Estação, com o seu rato do poder Zé Teleguine lá terá a sua escolinha, lá será mais uma vez a companhia do regime, lá se farão as obras do Cine-Gardunha, lá se aumentará o endividamento, enfim... a cantiga que já sabemos... estes meus dias no Fundão foram bastante agradáveis, para já porque o preço da média Sagres anda pelos 70/80 cêntimos e depois porque vi um museu novo bastante agradável, chama-se Museu da Imprensa!!! uau, vou dizer outra vez: Museu da Imprensa!!! uau!!! e então o que é o Museu da Imprensa? o Museu da Imprensa é uma sala com umas máquinas e com uns papéis que se descolam repetidamente da parede. meus caros, até eu os colei durante a minha visita!!! dá-me pena, hei-de fazer o quê? hei-de fazer o quê quando os Miguéis ainda por lá andam sem vergonha na cara, quando uns fazem a Antígona sem saber o porquê, quando outros fazem uma escolinha de teatro sem saber ler nem escrever... desculpem mas dá-me pena. como será possível que uma carrada de badamecos armados em personagens da intelectualidade reinante se possam dar ao luxo de cometer a pior fraude de todas, a fraude que se comete com as pessoas. porque o senhor Gil Nave não pode saber o que é a Antígona quando se monta no seu carro e se fecha na sua bolha insuportável de ignorância física, porque o senhor Gil Nave não sabe o que é cometer um crime por um princípio, da mesma maneira que o senhor Zé Teleguine não pode ensinar aos meninos e às meninas como se sobe uma cadeira com a técnica da máscara, e quem conhece a imagem do senhor Zé Teleguine sabe do que eu estou a falar, e quem diz o Zé Teleguine diz o cara dura Pedro Fino, técnico parido no GICC. a pergunta mais óbvia é: o que será que duas companhias de teatro medianas terão de tão especial para que se atormentem eternamente? não seria bonito até, por exemplo, ver o senhor Gil Nave dar umas aulinhas na escolinha da Estação??? por exemplo? o eterno encenador sem processo? encenador do mofo da velha escola? ou será que o Teleguine Rato se vai ficar pela secretária? e o Festival Y??? esse festival que faz o trabalho de casa do programador fundanense mais cobarde de todos os tempos que se recusa a assumir publicamente que falhou!!! porque falhou. dizem: sim mas temos uma programação. uau. temos uma programação!!! foguetório e alvíssaras!!! temos uma programação e temos um conjunto de criativos jovens fundanenses que se puseram na alheta. que se puseram na alheta porquê? porque temos uma programação!!! uau. uma programação numa cidade que se vai construindo como um mito do que foi um dia, algures nos anos 80...uma cidade que não produz nada que valha a pena do ponto de vista artístico, ahhh, mas que agora vai ter uma escolinha de teatro, que funcionará sob a alçada da Estação... que altamente... na Covilhã vão-se fazendo Antígonas... ao menos é a do Brecht... claro, o 25 de Abril não pode morrer, como se algum dia tivesse vivido, esse 25 de Abril de ratos, de asco, de treta. o que eu queria é que o programador do Fundão saísse do armário. o que eu queria era que a Estação e o senhor Gil Nave fizessem um espectáculo juntos!!! ahhh, dirão uns, isso é impossível!!! pois é, mas é triste, é que assim em vez de serem duas farsas seria apenas uma.

e já agora, leiam o texto do senhor Gil e tenham especial atenção ao ridículo a que se pode chegar quando não se tem nada para dizer.

6 comentários:

Rini Luyks disse...

Assim te reconheço de novo, ó diabólico Pedro!
Em cima, em cima (basicamente a atitude que falta ao Sporting...)!

P.S. pedido para divulgar mais rapidamente do que se espalha o vírus H1N1 o vídeo sobre o negócio sujo de Rumsfeld c.s.

Pedro Fiuza disse...

aí seguiá o video. sem mais demoras!!! abraços caro Rini.

Rini Luyks disse...

Ai Jesus, 8-1 !!!
Não cabo em mim, há tanto tempo...
O Artur Semedo de luva preta, se estivesse vivo, chorava, chorava (como no Sporting 3 - Benfica 6 em 1994).
Isto vai aquecer!

Pedro Fiuza disse...

não falo de futebol enquanto o sporting continuar assim... mas pronto... nem comento. nem comento.

Anónimo disse...

ó pedro tu não pensas isso que escreveste... só podes ter inventado essa personagem! Um personagem bronco, avarento, ignorante... até gosto. Parabens...
Provavelmente uma das personagens mais ridiculas que vi nos ultimos tempos... e percebe-se porque te tornaste essa figura depressiva e eternamente triste. Uma pena.

Tiago Costa
Porto

Pedro Fiuza disse...

meu caro tiago,
se anda feliz é porque não anda atento.