domingo, 26 de outubro de 2008

o Herberto Hélder é manhoso. desculpem-me lá isto. o Herberto Hélder é manhoso. este acontecimento do último livro é um tiro no pé. ele que me desculpe. é um acontecimento que projecta o livro e não o conteúdo. quero lá saber eu se o senhor Herberto Hélder conseguiu aqui a perfeição do ritmo neste livro. estou-me nas tintas. não o pude ler. é um acontecimento tão patêgo que até acho que esse livro nunca deveria ter sido editado. dá deus nozes a quem não tem dentes. senhor Herberto Hélder, pode começar a escrever para a gaveta apenas. eu que até o respeitava, acho que estou prestes a perder o respeito todo. haja quem seja criminoso e lhe ponha o livro a circular na net. o senhor conseguiu aqui o deleite dos papa-alfarrabistas, fez mais uma obra de colecção do que um livro. o senhor é sacana e velhaco. o senhor com esta atitude desceu quase ao nível do António Lobo Antunes, que eu odeio, porque o considero um palrador com manias dentro do sistema, ou do Saramago, que odeio, por ser o Nobel do sistema. o senhor era dos últimos que eu tinha em conta, e sei que isto lhe é indiferente e nem sequer tenho a pretensão de que o senhor venha alguma vez a ler isto. e por isso volto a chamar-lhe manhoso. e manhoso. e manhoso. se não deixa as pessoas ler o que escreve e anda aí armado em intelectual e elitista, com a sua mania do fechamento e da não comunicação, do poema hermético, mais vale arrumar as canetas e dedicar-se à procura dos ritmos por dentro da cabeça, por muito que lhe agrade a mancha gráfica. o senhor cometeu aqui uma fífia com este acontecimento. publiquem o texto na internet. metam todos os livros do mundo na internet. não estou a dizer para acabarem com eles. estou a dizer que os tornem acessíveis. que se possam ler, apesar das distâncias. é que assim a literatura vale o mesmo que um valente balde de merda.

1 comentário:

Ursdens disse...

Grande texto, só tive oportunidade de ler agora!

Sabes, do Herberto, para lá dos poemas que se liam na escola, só li o "vocação animal"... O homem é um génio, não haja dúvidas, mas é fechado... E sabes que esses génios fechados às vezes enclausuram-se em técnicas de marketing muito manhosas, de facto (olha o godard)...

Abraço!