segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

rumi no tanak iram lani. u ter apret ur gassalo. krqueda nubestra. faguela zamo ir mut dafigue. mer mer jotela bunaco. juatica por trepo. no ita vucinha. la lure sertaca. demir demir la falela. lo incretu pur mina o sarata. godeto na cratelha. chegavam homens com sacos gigantes em que cabiam outros homens. tudo era fogo em todos os lados. gritos de medo surgiam de todas as direcções. havia fome. havia guerra. tinham os homens olhos esbugalhados. eram salteadores de vidas. agarravam primeiro nas crianças. depois viravam-se para as mulheres. tocavam-lhes com os seus dedos sujos. muitas vezes arranhavam-nas por dentro. traziam pedaços delas agarrados às unhas. riam-se. riam-se de tudo. arum navaro tacuni. arum navaro tacuni lava. poverto zole. funima sa darfuve no intragate si ma sus. quando se fartavam dos gritos arrancavam as línguas com objectos de ferros ou cortavam-nas com as suas facas ou queimavam-nas. disseram a meu pai: engole isto. e tiraram um pedaço de carvão incandescente do meio do fogo. a minha mãe olhava. eu olhava. deram-lhe pontapés nas pernas e nas costas até que ele se ajoelhou diante deles. riam-se muito. o meu pai chorava em silêncio e as gotas de suor que tinha no seu rosto eram gigantes. abriram-lhe a boca. atiraram aquela bola incandescente lá para dentro. gritavam: engole engole. riam. o meu pai tremia de dor deitado naquele chão de terra. contorcia-se. a mim levaram-me. foi a última vez que o vi. é a última imagem que tenho dele. um homem em sofrimento. sem qualquer tipo de dignidade. e eles. eles eram nada. tinham o rosto da morte. provavelmente já se tinham espalhado pelo mundo como uma doença. tal como a imagem que me dominou a cabeça durante todo este tempo foi uma doença. mas chegou o momento da sua cura. chegou o momento da vingança. fuba nugare frago ja rogale. tupre tupre. su into nu cassami. nu cassami su into la bucuna. o sangue dos meus antepassados vai voltar a viver através do sangue dos homens mortos. o rosto que queimou o meu pai irá arder debaixo do sol.

Sem comentários: