terça-feira, 26 de agosto de 2008

as finanças à perna

então não é que me ligou a minha mãe a contar o seguinte: as Finanças ligaram-lhe para casa por causa da minha situação!!! a minha situação... não sei quantos anos sem declarar nada, sem preencher um único papel, completamente a leste do que quer que seja desse universo!!! dívidas acumuladas, multas de prazos por cumprir, juros, irresponsabilidades várias, cagar de alto na vida, etc... etc... qualquer jovem em Portugal compreende esta perspectiva, aquilo é um roubo descarado!!! mas então não é que os senhores das Finanças foram com ameaças para a minha mãe??? a dizerem-lhe que se eu não pagasse teriam de me penhorar??? a minha mãe quando me contou eu não pude deixar de me rir!!! mas os senhores das Finanças querem penhorar-me o quê? inteligência já não tenho, um colhão já lá foi, os dedos não têm valor comercial... só se me quiserem levar um rim, nem os pulmões podem levar porque eu fumo demasiado!!! a virem com ameaças de penhoras para cima de quem não tem nada!!! é para rir!!! se me viessem com propostas de trabalho! se me dissessem que me queriam levar dinheiro porque eu o poderia usar de alguma maneira!!! atiram com o pessoal do recibo verde para canto, tornam-no numa vítima de um sistema mal pensado e depois querem levar-lhe o colhão por causa de uma possibilidade de abono de família!!! isto não está bem, acho eu... mas pior que as Finanças e os americanos é a Segurança Social!!! aí é que é roubar como gente grande o pessoal do recibo verde!!! escusado será dizer que também isso está esquecido na minha cabeça, trabalhar para eles??? nem pensar!!! qualquer dia levam-me dentro, penhoram-me. há marmanjos que têm altas cenas e que vivem de esquemas estranhos e não se passa nada, um gajo anda aqui, pelintra, roto, cada vez mais magro, sem primar pela inteligência, sem nada que se possa levar que tenha valor comercial... ameaçam logo com penhoras e o diabo a quatro! aos senhores das finanças só posso dizer uma coisa muito simples: vão badamerda. se me querem o colhão podem muito bem dizer logo que o querem que eu corto-o imediatamente e envio-o com carta registada e aviso de recepção. o descaramento desta gente... pagam-se impostos sobre tudo e mais alguma coisa, um gajo anda agarrado a comprimidos para dormir e afins, e penhoras??? mas que penhoras??? tenho meia dúzia de livros, uns cd's, uns telemóveis velhos, um computador sem música, um colhão (que o de reserva não conta), querem isso tudo??? pois levem seus sacanas, comam os meus livros com sardinhas e enfiem o meu computador no rabo juntamente com os cd's!!! de qualquer maneira os meus livros neste momento são a prova mais parva da inutilidade, votados ao esquecimento, sem ninguém que os leia, merda, não quero pensar nisto. troco os livros pelo colhão. quero o meu colhão de volta.

7 comentários:

Rini Luyks disse...

Caro Pedro,

Descarrega, descarrega, faz bem!
Há um mês e tal reagiste ao meu post "Filosofia na estação de metro Parque" onde eu descarreguei o meu descontentamento sobre as consequências da renovação da minha Autorização de Residência.
Julgo que estamos a ser vítimas do mesmo Mal que se chama: Cruzamento de Dados.
Os ministros Teixeira dos Santos e Vieira da Silva e os seus sequazes, em vez de procurarem um pouco de felicidade em cruzamentos com esposas, gigolos ou animais de estimação (sei lá), vão sublimando os seus desejos em cruzamentos de DADOS entre os seus serviços, Deus me livre!
Em troca dum papelinho DACTILOGRAFADO com erros ortográficos já me limparam grande parte da conta bancária e a minha liquidação IRS 2007 (palavra certa: liquidação) ainda não chegou, no ano passado não descontei nada...
Lembro-me da frase de Gilles Deleuze no metro Parque: "A ética é estar na altura do que nos acontece."
O teu post sugere-me também a (re)leitura de "Les Rouilles Encagées / Les Couilles Enragées" do genial Benjamin Péret (edição portuguesa "Os Tomates enlatados" - Antigone, 1987), aquele livrinho com capa cor-de-rosa que começa com um "Pai nosso" erótico, no qual a frase: "Apalpai-nos senhor as nossas nalgas" ainda deve ser a mais inócua...

Rini Luyks disse...

E pá, já viste aquela luso-portuguesa Fátima Moreira de Melo, medalha de ouro em Pequim, no meu blogue? Essa mulher não me sai da cabeça, pá!
Mas deve ser "femme fatal" - bitch da primeira. Tem um namorado-tenista-profissional, mas ele já deixou de competir, aos 29 anos! Já não ganhava nada...

Rini Luyks disse...

Comentário complementar: o título completo do livro de Péret em português: "Os Tomates Enlatados / Os Colhões Enraivecidos"

Pedro Fiuza disse...

a cobra... a cobra...

Anónimo disse...

olá pedro,
sou alberto eggert, um russo-argentino em processo da aportuguesação, aportuguesamento, aportuguesaficação, se se quer, pronto, nunca serei um verdadeiro tuga, mas pronto...resulta que cheguei guiado pelo grande mestre blogista, músico de rua, xadrezista e pensador, rini luyks...pronto, eu sou um infiltrado nisto da blogosfera, mas a promessa da "linguagem imprópria" no teu blog, mais a mesma situação que devo ter com as finanças na minha pátria de adopção, la argentina, onde tãopouco fiz nada para anular, fechar, desactivar a minha "actividade" perante esse organismo estatal chamado DGI, por isso estou aqui, solidário, já sem sentir-me sozinho nessa empresa chamada...(essa deliciosa irresponsabilidade do ser?)
abraço
alberto

Pedro Fiuza disse...

caro Alberto, bem vindo ao meu bloguito. pois, as sacanas das finanças são tramadas... enfim... é uma luta desigual, mais uma luta desigual... este mundo já tem tantas!!!

Anónimo disse...

Eu que pago tudo certinho e sou um exemplo dos recibos verdes, agora vêm-me chular 620 euros de IRS!! Então um gajo é quase escravo nesta situação! pode ser despedido a qualquer momento, não tem direito a subsidio de férias, nos feriados não recebe, se ficares doente não recebes, mas que raio de sistema social é este!? venho de férias e tenho uma conta de 620 euros para pagar, até me passei! Grandes Chulos.

Abraço,
Carlos