domingo, 3 de agosto de 2008

voltando ao assunto


aqui temos, portanto, uma fotografia do Diogo Morgado em Vingança!!! que foi a novela mais mística/científica que foi feita em Portugal!!! mas o meu tema não é a novela, o meu tema é o actor. ali está o tal nariz que eu usei para explicar uma má interpretação. peço-vos que observeis atentamente a ligeira tensão que este actor coloca na zona do nariz que lhe apanha um lábio superior arrebitado com a força exercida pela chamada interpretação localizada!!! isto é uma verdadeira escola de televisão!!! o problema é que é uma má escola de televisão, é uma escola de televisão que se baseia na chamada representação exagerada ou abusiva, não estou a inventar, há um termo em inglês e tudo, pronto o abusiva é meu mas faz de conta. quem é que acredita num nariz assim? num nariz que bufa quando quer mostrar que está enervado, num nariz que treme quando quer mostrar que está a chorar!!! um nariz autónomo!!! nada pior do que um nariz que controla um corpo inteiro, é o chamado nariz sacana, o nariz ditador. este Diogo aqui fez uma novela inteira à pala do seu nariz, o que digamos, não deixa de ser surpreendente e até mesmo notável. é que aquela tensão mostra um desenho de uma personagem, mostra uma construção exterior do que se quer fazer, nada mais insuportável do que um actor que faz isso, talvez a cabotinice esteja no mesmo nível de insuportabilidade. actores que desligam a cabeça e interpretam as coisas com o nariz, dão o sentido às coisas com o nariz, com a sobrancelha presa, com o olho semi-cerrado, é o estilo Bela Lugosi, da sobrancelha arrebitada, mas com menos carisma e com menos pinta e com a sobrancelha para baixo, presa, a cara repuxada, como se estivesse um fio de pesca a puxar tudo pelo nariz, enfim... tinha de o mostrar para me fazer explicar. é que ainda por cima este senhor Diogo Morgado já andou em tempos pelo Fundão, a fazer mau teatro, mas pronto... isso são águas passadas e é um tema sobre o qual não me apetece escrever porque envolve um outro senhor que descobriu petróleo no Fundão e achou que isso era positivo!!! por sorte o espectáculo era mau e foi pouco falado, ou a esta hora tínhamos os americanos à perna.

1 comentário:

Rini Luyks disse...

Caro Pedro,

Interessante esta divagação sobre o nariz de Diogo Morgado.
Nunca gostei deste actor. Na minha opinião ele "caiu para cima" por causa do filme "A Selva", a contracenar no papel de belo mancebo (mas sem grandes falas) com Maitê Proença (ela, quarentona, obviamente satisfeitíssima com este gígolo de 21 anos, caído do céu lá na Amazônia...).
Mais tarde vi-o num programa da RTP apoiando os planos de Santana Flopes, ao lado de Ruy de Carvalho e Eunice Muñoz (a verdade seja dita, tenho tanta pena...), uma cena abjecta que ficou gravada na minha memória.
Quanto ao uso teatral do nariz: não sei nada de técnicas, mas quem me ensinou alguma coisa foi Carla Bolito, há uma década atrás, quando trabalhei como actor/músico em "Garuma", a 50ª peça do grupo de teatro "O Bando". A maneira como ela conseguiu abrir as narinas, sem bufar ou fungar, fazia qualquer um saltar para o colo da pessoa mais próxima!
P.S. Vou matar umas saudades de Barcelona no meu próximo post "Anacruses". Ainda existe aí aquele bar "Popular 66"?