sábado, 2 de agosto de 2008

patacoadas matinais

depois, como era inevitável, enquanto estava a passar o pseudo-livro, acabei por ir lendo certas coisas que em tempos escrevi. sim, fazem parte da minha história, são fragmentos da vida, sei lá, mas já não posso concordar com alguns dos ritmos que ali são atingidos. esta questão do ritmo tem sido uma coisa marcante na minha forma de escrever e de pensar em teatro. duas palavras que uso bastante: ritmo e registo. às vezes dou por mim a explicar coisas que penso com estas duas palavras e é claro que as pessoas ficam a olhar e a pensar fogo este gajo é parvo e está-se para aqui a armar. houve uma que também foi boa, aquela novela A Vingança, eu a explicar que o Diogo Morgado tinha uma má interpretação por causa de um tique que tinha com o nariz!!! hahaha estou a falar de coisas parvas da minha vida. mas é que ele punha realmente uma tensão exagerada no nariz, mostrava que estava enervado, representava o seu próprio enervamento, ora um actor destes... é um aborrecimento de primeira apanha para um ciclista como eu!!! detesto actores que representam as coisas, fico logo enervado, desligo da cena, até digo mais, esse Diogo Morgado como actor é infantil, a forma como bufava pelo nariz, a tensão que punha no centro da cara... bahhh é como aqueles que quando estão a mostrar que estão à espera se metem a olhar para o relógio com ar de aborrecimento!!! e um gajo pergunta: estás a olhar para onde? e eles: para o relógio!!! e um gajo: para o relógio? mas não tens relógio nenhum!!! deves querer levar nas ventas, estás aqui a enganar quem??? hahaha eu admito aqui que tenho um problema com esse chamado teatro físico, não é que não respeite a existência, mas não ma puxa minimamente, dá-me uma daquelas secas tremendas. aliás, quem já deu uma vista de olhos por este blog já deve ter percebido que eu tenho problemas com quase tudo!!! sou um verdadeiro farrapo!!! o teatro... sim, o teatro está na carne, mas a carne é tanta coisa, a carne também são as contas para pagar, a carne também é a manutenção da vida, e Portugal está tão chato para o teatro, nem está propriamente chato, até anda a pedir sangue novo, mas os abutres... ai os abutres... só estou a escrever patacoadas... é muito cedo, acordei com um calor insuportável! mas tenho saudades de estar envolvido em projectos dos que fazem acreditar, não o nego, como negar? é a verdade. tenho ali um livro que me dá a volta à cabeça, os Cadernos do Subterrâneo, a segunda parte... meu deus... aquilo é uma verdadeira bomba!!! nem acho que seja de difícil adaptação e já lhe descobri o ritmo!!! claro!!! o sacana do ritmo!!! às vezes acho que devia ser rico para me poder fartar de trabalhar!!! se tivesse sete actores já fazia uma bomba, actores bons, é preciso ter actores bons para se fazer bom teatro, actores que sejam obcecados com o registo!!! olha aqui o registo!!! por exemplo: se conhecerem o texto, pensem bem no primeiro diálogo do herói com a prostituta, como fazer aquilo sem um bom registo e um bom ritmo? sem um bom actor? mesmo a prostituta com o seu silêncio, se fosse o Morgadinho de certeza que se ia fartar de bufar!!! i lá se iria perguntar: porque é que estás para aí a bufar feito parvo? isso vem lá escrito? e ele lá iria dizer: ah é porque estou incomodado com o que ele me está a dizer e o caneco... e um gajo: meu, não mostres nada, és um péssimo actor e espero bem que isto te deixe bastante incomodado para deixares de bufar, aliás, cuidado com o bufar com o nariz e com essa tensão, vais ficar com ruguinha!!! estou a ser obviamente parvo e não devia estar a dizer isto de um colega de profissão, mas que profissão? actor é uma profissão? que colegas? quer dizer que eu sou colega dos meninos e das meninas da Morangada com Chantili ou dos Chocos com Tinta? fónix!!! estávamos mal... eu não sou colega desses mânfios!!! e quando eles dizem que são actores é quando eu digo que sirvo às mesas, porque o saco actor é hoje em dia um saco sem fundo, não, é um saco roto!!! fazes umas cenas e dizes que és actor e falas em carreira!!! carreira? mas que carreira? como é que uns meninos e meninas com menos de vinte anos e com duas ou três novelas no corpo ousam falar de carreira? é o descaramento das revistas rosinhas, que enfiam a tanga nos meninos e nas meninas e no público em geral!!! como aquele gémeo do Fundão que anda pelas televisões com o seu outro igual, faz umas cenhangas, umas publicidades, umas morangadas, umas cenas na teatra, zumbas, carreira!!! pirralho impertinente!!! descaramento absoluto!!! metam esse gémeo ao lado de um actor ou de um encenador da velha guarda da boa e ele que ouse falar de carreira!!! que leva logo um par de chapadas psicológicas, aliás, nem ousa dizer o que quer que seja porque nem tem arcaboiço teórico para isso!!! a sorte desses meninos e dessas meninas é que fazem o caneco do brilharete, têm a porcaria do talento!!! não há nada pior que o talento, isso do talento é uma das piores formas de descanso, depois do talento não vem nada, o talento é neutro, o talento pelo talento é um descaramento, o talento é uma coisa que os pais e os amiguinhos e os professores de música metem na cabeça dos meninos quando andam na preparatória!!! ah tem muito talento, sempre teve muito jeito para fazer as pessoas rir!!! mas o actor é algum palhaço? o actor é algum comediante? se há coisa boa na língua portuguesa em relação ao teatro é a distinção entre actor e comediante. comediante é até uma palavra que me enerva!!! eu quando a minha mãe e a minha avó me vêm com essa história do fazer rir fico logo que ninguém me atura!!! e depois? uau tinha jeito para fazer rir logo fui para o teatro? nem pensar!!! nem a minha procura estética vai sequer no sentido do riso!!! mas o que é isto? jeito para fazer rir... enfim... mas esse gémeo... é uma cena fora, eram dois, gémeos, pacote publicitário, uns anúncios e tal, daí até às novelas é um tirinho, carreira!!! nem me façam falar!!! é ridículo!!! o problema: são estes tontos que se acabam por aguentar com o seu palminho de cara, logo, como é que o teatro em Portugal pode andar para a frente? não pode! os mânfios que querem fama deviam estar todos na televisão e deixar o teatro só para quem realmente o sente como necessário!!! mas não, vão ao teatro melhorar o estatuto, é como se o teatro fosse alguma prova, algum teste, se passas no teste do teatro é porque podes ser considerado actor!!! ó pá, passear!!! já me estou a alongar mais uma vez neste texto... ando uma seca... ó pá, é que se um gajo se mete a pensar... o mais provável é que se enerve!!! é como a tal frase: se andas bem disposto é porque não andas atento!!! com esta me fico, por agora. mas voltarei!!!

Sem comentários: