sábado, 13 de setembro de 2008

caros camaradas e companheiros e afins!!!

bem, uma pessoa espera muita coisa do mundo mas há umas que francamente não se esperam, é o caso deste acontecimento que vai ter lugar na terça-feira horas antes do jogo Barcelona/Sporting!!! então não é que este vosso mânfio vai fazer uma antevisão do jogo e falar sobre o Sporting a um programa televisivo de um canal daqui!? não deixa de ser irónico!!! vou levar o meu cachecol!!! e vou tentar puxá-la tanto como espero que os jogadores a puxem!!! e tenho uma certeza grande que guardo: VAMOS GANHAR!!! vamos ganhar porque não somos um clube qualquer, somos o Sporting, somos diferentes, somos especiais!!! não somos o Real Madrid, um clubeco com dinheiro para investir em vitórias; somos o Sporting, um clube onde se joga com uma alegria e uma vontade que tem como objectivo a dança, a verdadeira dança, o futebol mágico, líquido, fluente. essa é a mensagem que eu tenho para lhes dar. há muitos clubes no mundo, muitos deles bons, e há o Sporting, o meu Sporting, o Sporting de muitos que não se cansam de sonhar com o futebol absoluto, é que não se trata só de vitórias, trata-se de propagar um ritmo, de espalhar a magia pelos campos. senhoras e senhores, terça feira lá vou eu enfiar-me no meio de catalães e falar de futebol, que como muitos sabem é uma coisa que muito me agrada falar. a ver se depois consigo arranjar o video porque este acontecimento não pode passar despercebido neste vosso blog, e temos de nos rir um pouco com este vosso camarada a defender aquilo que é importante para muitos. e uma coisa vos prometo: será certamente a puxá-la toda!!!

2 comentários:

Rini Luyks disse...

Mal posso esperar pelo vídeo, Pedro, é pá, isto é muito melhor do que levantar um cartaz no estádio Nou Camp!
Se calhar tens que falar em catalão no programa?
Ainda tenho um livro "Prácticas de Catalán básico" que comprei em 1984 em Barcelona. Assim alegra-me informar-te que a tua frase de cartaz em Catalão fica:
"Jo sóc del Sporting, carall!"
Claro, a última palavra não está no livro, mas encontrei-a num site espanhol:
"En su "Diccionari etimològic de la llengua catalana", el lingüista Joan Coromines pasa repaso a las diferentes teorias que se han propuesto para explicar el origen de esta palabra (carajo, carallo, carall) e finaliza sugiriendo la posibilidad de que esté relacionado com el étimo prerromano *KAR, que significa "roca" e que he dejado numerosos restos toponímicos en Cataluña (por ejemplo "Queralbs" = "rocas blancas"; "Queralt" = "roca alta").
Esta etimologia se basa en la existencia en territorio catalan de rocas de forma fálica que son designadas popularmente con la palabra "carall". Si lo que sugiere Coromines es cierto, la palabra que designaba en la antigüedad un cierto tipo de roca ha pasado a designar, por metáfora, el órgano humano y no al revés, como podría pensarse en princípio.
La interjección "caray!" que sustituye de forma eufemística a "carajo!" tiene su origen en el catalán "carall" que en algunas zonas se pronuncia "carai"."

Penso que se vais dizer esta frase en directo na televisão: "Jo sóc del Sporting, carall" (pronunciado eufemisticamente "carai"), um grande futuro em Barcelona estará garantido! Força! (igual em catalão).

Abraço

Anónimo disse...

P.S. A "nossa" Kumpania Algazarra vai actuar em Barcelona!
Dia 19 às 22 h no "Mercat de Música Viva de Vic", dias 20 e 21 às 20 h "Merce a Banda".
Ainda pensei ir com eles, mas ia perder demasiado trabalho aqui, fica para uma próxima (ainda hei-de ir a Barcelona!).
Na semana passada grande cena Algazarra na Festa do Avante: sábado no grande palco 25 de Abril e domingo em andamento, ainda dei uma mãozinha como idiofonista (ou idiotofonista...)