quinta-feira, 22 de maio de 2008

desabafos generalistas

hoje o dia estava meio ambíguo a nível de temperatura, desde a calora monstruosa do meio/fim da tarde ao chuvisco outonal do princípio da noite... bem, como tal, as pessoas saem pouco de casa... noite estranha, já não saí a tempo de apanhar uma bicicleta!!! lá venho eu a pé, ainda é uma boa meia-horita, lá estou eu a vir, dá-me uma na cabeça e desato a pensar em teatro!!! detesto!!! ainda por cima agora de férias disso, e se nem fossem os compromissos... não sei se isto não não é uma retirada... uma espécie de deserção ou de desistência, porque um gajo já não está para se andar a enervar com questões que, enfim... questões que me enervam... já ando a meditar o espectáculo da Guarda e a envolvência a nível de contexto cénico e interpretativo já está pronta!!! agora é a outra parte que me preocupa... não preocupa, é como é. já me aconteceu voltar ao teatro muitas vezes e algumas delas bem estranhas, mas esta é a mais estranha de todas, já se passou tanta coisa desde o meu último espectáculo que nem sei como será que isso se vai integrar em mim, como será que isso se vai revelar em cena... a ver, é uma revisitação... o tipo de teatro que eu pretendo fazer é um teatro pessoal, há coisas que nunca nos largam o corpo, estou curioso para ver. o meu contexto é mesmo outro, deixei aquele em que as pessoas vão assistir a uma confissão de um indivíduo no limite, para ser algo mais de conjunto, ou seja, são as pessoas que vão e é o indivíduo que vai, é o que se passa na verdade. espectáculo completamente anti-ilusionista, teórico na origem. espectáculo assumido na sua forma real. simples. sem truques ou golpes de teatro. risco do actor, eu... completamente ansioso já, a sonhá-lo, a pensá-lo, a tentar dizê-lo já na rua, ao andar. e para me dar para pensar em teatro... é porque alguma coisa aí vem... olha, que venha, que cá estaremos para ela, e cá estaremos para fazer tudo para ser a puxá-la!!! mas então o que era isso que eu vinha a pensar feito parvo enquanto descia o Passeig San Joan... vinha a pensar na malta do teatro em Portugal, que quando se junta em debates ou esse estilo de coisas, a única coisa de que fala serem os dinheiros!!! deu-me para pensar nisto... o pessoal do teatro em Portugal, a maioria, passa o tempo a queixar-se da falta de condições que tem para fazer o seu trabalho, das infra-estruturas, dos apoios, na falta de rodagem, fala de tudo o que é a logística do teatro, mas nunca se fala de teatro. é daquelas coisas... em Portugal passam-se coisas completamente absurdas no teatro, como aliás em tudo, ninguém fala disso, criou-se uma espécie de pacto de silêncio em redor do vazio. de teatro ninguém fala, ninguém fala de objectivos, de pretensões, de nada, tudo logísticas. por exemplo, fala-se dos castings para os actores começarem a ser pagos mas não vi ninguém ainda falar do que é um actor. todas as companhias falam da história e das quantidades de público, mas nenhuma fala do que realmente ganhou na prática. são uns queixinhas. uma máfia do caraças. há exemplos escabrosos de vazio pago pelos contribuintes!!! há sacanices do mais velhaco com as autarquias!!! há uns proteccionismos reles do sim pela tua frente, do caladinho se me queres caladinho, uma seca. teatro: seca. acho que ando mesmo a preparar a retirada. ando sem paciência. apetece-me fazer outras coisas mais imediatas. mais reais. menos na cabeça. menos guerra, ou combate, ou treta. quero afastar-me realmente disso. é uma seca. seca. seca. mas vai ser fixe voltar ao palco. é sempre fixe estar no palco. fazer teatro é, apesar de tudo, bom. é viver. é estar. é partilhar. eu não posso dizer que este será um bom espectáculo, mas posso dizer que quero que seja no mínimo perfeito!!! e já sei que não vai ser!!! mas eu quero que seja!!! mas não vai ser!!! hehehe!!! mas que seja uma dose de intensidade absoluta e louca. e que seja um bom momento para todos os que participarem de alguma forma. e que seja uma verdadeira bomba! eu quero é que seja uma verdadeira bomba!!! porque se um gajo não anda aqui para fazer bombas... é um tédio do caneco!!! cá estão os desabafos, com estes me fico. tudo isto por causa do mau tempo... desculpem lá...

Sem comentários: